A equipe brasileira enfrentará a Áustria, fora de casa, na disputa por uma vaga no Grupo Mundial da Copa Davis, segundo sorteio realizado pela Federação Internacional de Tênis nesta quarta-feira, em Londres.
Atualmente, o tenista mais perigoso da Áustria é Jurgen Melzer, número 28 do ranking mundial. Perto de completar 26 anos de idade, ele teve como principais resultados neste ano o vice-campeonato em Las Vegas e as semifinais em Sydney. Entretanto, perdeu os dois últimos torneios (Indian Wells e Miemi) na estréia.
O segundo jogador de simples deve ser Stefan Koubek, número 69 do mundo, que teve como melhor resultado em 2007 o vice-campeonato em Chennai. Mesmo sem estar em sua melhor fase -já foi número 13 em 2000-, está 34 posições à frente do melhor brasileiro (Flávio Saretta).
As duplas também representam um perigo, pois foi nessa especialidade que a Áustria conquistou o único ponto ante a Argentina. A parceria titular é composta por Melzer e Julian Knowle, que ocupam, respectivamente, as 18ª e 19ª colocações no ranking.
Os vencedores das eliminatórias pela permanência ou ascensão ao Grupo Mundial participarão da primeira rodada da categoria na edição de 2008 da Copa Davis, enquanto os perdedores jogarão no Grupo I.
As partidas vão acontecer de 21 a 23 de setembro, e os brasileiros terão, provavelmente, de atuar em uma superfície rápida, já que os austríacos deverão neutralizar a força sul-americana em quadra de saibro.
Se o Brasil terá de jogar fora de casa, pelo menos escapou de enfrentar adversários mais qualificados. No sorteio desta quarta-feira, o país também poderia se defrontar com a Austrália, de Lleyton Hewitt, o Chile, de Fernando González, ou a Croácia, de Ivan Ljubicic.
Completando a repescagem: Belarus x Peru, Chile x Israel, Romênia x Japão, Eslováquia x Coréia do Sul e os confrontos que vão gerar mais expectativa são: Austrália x Sérvia e Montenegro, Croácia x Grã-Bretanha e a Suíça, do número 1 Roger Federer, corre bastante risco. A equipe enfrentará a República Tcheca, que conta com o jovem Tomas Berdych e um bom time de duplas.