Os ministros de Minas e Energia do Brasil, Edison Lobão, e de do Uruguai, Daniel Martinez, firmaram nesta sexta-feira um acordo para troca de energia, semelhante ao que o país mantém com a Argentina. Pelo acordo, o Brasil mandará diariamente 70 megawatts de energia elétrica para o Uruguai, que, segundo Lobão, vinha comprando energia das térmicas brasileiras, mas a preços mais altos.
Lobão disse que, a partir de agora, com o intercâmbio, não haverá venda, mas sim troca de energia entre dois países vizinhos e amigos. O acordo faz parte da estratégia brasileira de promover a integração energética na América do Sul, que já envolve parcerias com a Argentina e a Venezuela, da qual o Brasil recebe 200 megawatts para abastecer o estado de Roraima.
Desde 2004, o Brasil fornece ao Uruguai cerca de 72 megawatts de energiapor dia para suprir necessidades internas do país. Lobão explicou que essa energia era oriunda de termelétricas e paga pelo governo uruguaio ao preço produzido no Brasil. O acordo de agora é semelhante ao celebrado com a Argentina:
- Vamos fornecer energia hidráulica, que é bem mais barata, durante os meses de julho, agosto e setembro, e receber de volta essa energia no período de setembro a novembro.
O ministro disse que, assim como ocorre na parceria com os argentinos, que já começaram a devolver a energia, também com os uruguaios não haverá riscos para o país.
- É preciso lembrar que a Argentina começou a devolver a energia bem antes do prazo previsto e, em 10 dias, já reingressou no país quase um terço do que nós fornecemos.
Para o ministro uruguaio, além da questão da integração, a vantagem dessa parceria para seu país é obter uma energia mais barata sem ter que pagar por ela, uma vez que o valor recebido será devolvido posteriormente, nas mesmas proporções.
O acordo, que entra em vigor no próximo sábado, foi anunciado durante reunião entre os ministros Edison Lobão e Daniel Martínez, na sede do Operador Nacional do Sistema.