Os presidentes do Paraguai, Nicanor Duarte Frutos, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se reunirão neste domingo em Brasília com o objetivo de analisar um acordo de cooperação para a produção de etanol, informou hoje o chanceler, Rúben Ramírez Lezcano.
Ambos presidentes farão uma reunião prévia sobre esse biocombustível antes de viajar segunda-feira para Ilha de Margarita, na Venezuela, para a cúpula sobre energia convocada pelo presidente desse país, Hugo Chávez.
Lezcano disse que o Brasil apoiará o Paraguai nos aspectos financeiro, técnico e tecnológico referentes à produção do etanol, que já é produzido no Paraguai há anos, em escala menor. O chanceler acrescentou que o governo paraguaio está estimulando no setor privado um plano de produção de cana-de-açúcar, base para a produção do etanol.
- Estamos trabalhando para que nossa infra-estrutura seja muito mais efetiva e criamos um programa bilateral com o Brasil - destacou Lezcano.
O chanceler também esclareceu que os trabalhos atuais consistem no preparo de detalhes técnicos e que, uma vez concluídos, ambos governos farão um acordo correspondente.