A Seleção Brasileira conquistou nesta madrugada de sexta-feira, na cidade taiwanesa de Taipei, sua sétima vitória em sete jogos no Grand Prix Feminino de Vôlei, resultado que lhe valeu a classificação para a fase final da competição. A vítima dessa vez foi a República Dominicana, que caiu, após 1h11 de jogo, por 3 sets a 0, parciais de 25/22, 25/19 e 25/17.
A ponteira Érika e a meio-de-rede dominicana Vargas foram as maiores pontuadoras da partida, com 10 acertos. Após o jogo, o técnico José Roberto Guimarães elogiou a postura do time e a qualidade do grupo.
- A Paula foi a única jogadora que não utilizei contra a República Dominicana. As outras 11 atletas atuaram muito bem. A Sassá e a Érika, por exemplo, equilibraram o passe, o ataque e o contra-ataque. No primeiro set cometemos alguns erros em contra-ataques, mas depois melhoramos e ditamos o ritmo - disse o treinador, fazendo referência à ausência de sua jogadora mais eficiente (48,97% de aproveitamento), que ainda se recupera da contratura nas costas sofrida na última quarta-feira.
Para o próximo jogo, no qual a seleção brasileira encara Taiwan, o treinador ainda não sabe se poderá contar com a volta de Paula.
- A lesão é muito recente e achei melhor deixá-la fora do jogo contra as dominicanas. Não decidi ainda se vou escalá-la na próxima partida - afirmou o treinador, que, apesar de seu time já estar classificado, espera mais uma vitória diante das donas da casa.
- Será fundamental que o Brasil conquiste a vitória. Dependendo dos resultados dos outros jogos, poderemos entrar em quadra na última rodada, contra a Itália, já garantidos com a melhor campanha da fase classificatória - explicou o treinador.
Assim, o Brasil volta às quadras neste sábado, às 6 horas (de Brasília), para encarar a China Taipei. No domingo, no mesmo horário, o time verde amarelo encerra sua participação na fase de classificação diante das italianas. Na fase final, que será disputada entre os dias 22 e 26 de agosto, estarão presentes as cinco melhores equipes durante toda a fase classificatória, além das chinesas, que são as anfitriãs da competição.