Rio de Janeiro, 24 de Janeiro de 2026

Brasil corre risco de cair em ranking de criatividade

Terça, 15 de Maio de 2007 às 08:37, por: CdB

Um relatório da consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), divulgado nesta terça-feira, prevê que o Brasil caminhará para trás em relação ao resto do mundo em termos de inovação tecnológica. Nas previsões do estudo, o país, hoje no 48º lugar em um ranking de inovação envolvendo 82 países, cairá para a 52º nos próximos cinco anos.

Nesse período, países como Ucrânia e Lituânia ultrapassarão o Brasil, e o México aumentará ainda mais o abismo de inovação que separa as duas maiores economias latino-americanas. O ranking considerou aspectos como o número de patentes registradas no país e o ambiente econômico, social e político que pode estimular ou coibir iniciativas inovadoras.

Japão, Suíça, Estados Unidos e Suécia lideram a lista como os países com melhor desempenho de inovação empresarial.No caso japonês, o estudo destacou o número de patentes registradas no país e o modelo econômico que, sem poder contar com recursos naturais, se constrói com base na inovação empresarial. A Suíça, no 2º lugar da lista, exemplifica o que a EIA chama de"vantagem de países pequenos", que oferecem amplas oportunidades educacionais e serviços de bem-estar social aos seus cidadãos.

Em um trabalho paralelo, a consultoria entrevistou 485 altos executivos de empresas em diversos países, que responderam, entre outras questões, sobre as razões que tornam um país inovador."O principal determinante é a qualificação da mão-de-obra (92% dos entrevistados) e a qualidade da infra-estrutura de telecomunicações e tecnologia da informação (TI)", diz a EIU.

Tags:
Edições digital e impressa