Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Brasil anuncia quarentena contra 'gripe do frango'

Desde os primeiros indícios de ocorrência da chamada "gripe do frango", detectada em países asiáticos como Coréia do Sul, Japão, Vietnã e Tailândia, os produtores de aves e as autoridades sanitárias e agrícolas brasileiras vêm tomando uma série de medidas para evitar que a doença entre no Brasil. Uma das principais foi o estabelecimento de uma quarentena de 72 horas para pessoas vindas da Ásia - estrangeiros ou mesmo brasileiros em missões externas - com a proibição de que visitem granjas, abatedouros ou incubadoras neste período. (Leia Mais)

Domingo, 18 de Janeiro de 2004 às 10:29, por: CdB

Desde os primeiros indícios de ocorrência da chamada "gripe do frango", detectada em países asiáticos como Coréia do Sul, Japão, Vietnã e Tailândia, os produtores de aves e as autoridades sanitárias e agrícolas brasileiras vêm tomando uma série de medidas para evitar que a doença entre no Brasil. Uma das principais foi o estabelecimento de uma quarentena de 72 horas para pessoas vindas da Ásia - estrangeiros ou mesmo brasileiros em missões externas - com a proibição de que visitem granjas, abatedouros ou incubadoras nesse período. A informação é do vice-presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA), Ariel Mendes, durante entrevista ao programa "Revista Brasil", da Rádio Nacional.

Segundo ele, a orientação é receber em hotéis ou mesmo escritórios as pessoas vindas de países asiáticos. Nunca se deve levá-las de imediato em instalações onde tenham aves vivas. O alerta é necessário, lembra Mendes - que é professor titular da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) - porque a avicultura brasileira possui um alto padrão técnico, que atrai muitas visitas de especialistas estrangeiros, vindos principalmente da região mais afetada pela "gripe do frango".

A partir da ocorrência da doença no Chile, em 2001, o Ministério da Agricultura decidiu reforçar a segurança nas fronteiras, em portos e aeroportos, além de adotar uma série de restrições na importação de material genético de aves para corte e para cultura. O Brasil também está monitorando a migração de aves para o País, explica Ariel Mendes. "Geralmente as aves partem dos Estados Unidos e do Canadá utilizando duas rotas para chegar ao Brasil: uma pelo litoral, chegando ao Rio Grande do Norte, e outra pelo interior passando pelos estados do Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina, área de grande concentração de produtores de aves, o que preocupa as autoridades brasileiras", ressalta.

Durante a entrevista ele contou, ainda, que existe muita incerteza dos pesquisadores se os seres humanos que contraíram a doença realmente foram contaminados por animais. "No caso de Hong Kong, l8 pessoas contraíram a doença, seis delas morreram, mas nenhuma tinha contato direto com as aves e outras pessoas, que cuidavam de granjas, não foram afetadas pela doença", concluiu.

Tags:
Edições digital e impressa