Rio de Janeiro, 11 de Outubro de 2026

Bovespa sucumbe a pessimismo com recessão e cai no final

Quinta, 04 de Dezembro de 2008 às 17:08, por: CdB

Em dia volátil e de baixíssimo giro financeiro, a Bolsa de Valores de São Paulo sucumbiu no final do dia ao pessimismo generalizado com novos indícios de recessão global, após ter sustentado ganhos durante a maior parte do pregão.

Já nos ajustes, o Ibovespa reverteu para fechar em queda de 0,48%, aos 35.127 pontos, contaminada pela derrocada dos índices de Wall Street.

A volatilidade persistente foi facilitada pelo baixo apetite por negócios, que movimentaram apenas 2,6 bilhões de reais, numa das sessões mais fracas do ano.

A lista de evidências de enfraquecimento da economia foi, mais uma vez, generosa. Do lado corporativo, Credit Suisse, DuPont e AT&T foram apenas alguns dos gigantes globais que engrossaram os anúncios de demissões.

Os indicadores econômicos foram ainda piores. As encomendas à indústria nos Estados Unidos caíram em outubro ao menor nível em mais de oito anos. A zona do euro entrou oficialmente em recessão no terceiro trimestre.

Por aqui, a Anfavea, associação que representa as fabricantes de automóveis, anunciou que as vendas de veículos novos no Brasil despencaram 25,7% em novembro.

O peso dessas notícias sobre o ânimo dos investidores foi amortecido parcialmente com novas medidas para enfrentar os desdobramentos da crise. O Banco Central Europeu cortou a taxa básica em 0,75 ponto, para 2,5% ao ano, enquanto o BC da Inglaterra reduziu o juro em 1 ponto, para 2%.

Com um horizonte cada vez mais sombrio da economia global pela frente, o investidor da Bovespa resolveu trocar suas ações de empresas ligadas a commodities pelos de companhias ligadas ao mercado doméstico, especialmente teles, elétricas e bancos.

- O investidor está preferindo comprar papéis das empresas de setores da economia considerados menos cíclicos - disse Bruno Lembi, sócio da M2 Investimentos.

Assim, de um lado empresas produtoras de matérias-primas foram as que mais sofreram. Petrobras, no rastro de uma queda de mais de 6 por cento no preço do barril de petróleo, caiu 3,7%, a 18,60 reais. Vale, que nesta quarta-feira anunciou a paralisação de uma mina de níquel no Canadá, perdeu 2,2%, cotada a 21,96 reais.

Na outra ponta, Brasil Telecom Participações subiu 8,86%, para 15,60 reais. Eletropaulo cresceu 4,73%, avaliada em 26,34 reais. No setor financeiro, Banco do Brasil subiu 2,1%, vendida a 14,60 reais.

- É claramente uma posição defensiva - disse Miguel Daoud, diretor da consultoria Global Financial Advisor.

Tags:
Edições digital e impressa