A Bolsa de Valores de São Paulo subia no penúltimo pregão do ano, perto de encerrar o período com pouco volume, mas em ambiente positivo para os investidores, que participaram de um dos melhores investimentos do ano. Às 12h04, o Ibovespa subia 0,65%, a 43.886 pontos. O volume permanecia em 208,2 milhões de reais, muito abaixo da média das últimas semanas. O pregão repetia o desempenho desta terça, com baixo volume e pouca volatilidade, acompanhando o clima de férias dos investidores.
- No final do ano o pessoal às vezes até puxa um pouco, para fechar em alta, mas esse ano nem precisa, já está com bom ganho - disse à agência inglesa de notícias Reuters um executivo financeiro, referindo-se à valorização de cerca de 30% do Ibovespa em 2006.
Nem mesmo o índice de moradias dos Estados Unidos, que pode mostrar um mercado mais aquecido do que o esperado, deve alterar muito o quadro, na opinião do analista financeiro.
- A expectativa é de que as moradias subam 1,6 por cento, o que deve manter o mercado em alta - disse.
Os principais papéis do mercado, Petrobras e Vale, subiam 0,25% e 0,63%, respectivamente. A mineradora anunciou nesta quarta-feira que fechou mais dois contratos para ajuste de 9,5% do minério de ferro para 2007, com siderúrgicas japonesas e coreanas.