O feriado americano do Labour Day esvazia os negócios na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), que oscilou durante toda a manhã, sem definir tendência. O volume financeiro é de apenas R$ 510 milhões, bem abaixo da média diária na primeira metade do pregão. O Ibovespa, principal indicador da Bovespa, avança 0,14%, aos 54.713 pontos.
O dólar comercial é de R$ 1,954 para venda, em queda de 0,50%. Profissionais de mercado apontam a ação de exportadores nesse primeiro dia de negócios de setembro, despejando moeda no mercado.
O feriado americano desta segunda-feira, com a suspensão dos negócios da Bolsa de Nova York, tira a principal referência para o mercado brasileiro. Na sexta-feira, será a vez da Bolsa brasileira "ficar de molho", com o feriado da Independência, justamente no dia em que o governo americano deve divulgar números importantes sobre o mercado de trabalho local.
Além do acompanhamento da agenda econômica, o mercado também deve ficar atento aos novos desdobramento da crise com os créditos imobiliários americanos. Na semana passada, declarações do Executivo americano e do Federal Reserve (o BC americano) ajudaram uma parcela dos investidores.
O investidor brasileiro tem um motivo adicional de preocupação com o Copom (Comitê de Política Monetária), que anuncia na quarta-feira a nova taxa básica de juros do país. Economistas de bancos e corretoras devem se debruçar sobre o comunicado divulgado imediatamente após a reunião do colegiado, em busca de pistas sobre os rumos da política monetária.
Bovespa avança 0,14% nesta segunda-feira
Segunda, 03 de Setembro de 2007 às 09:11, por: CdB