O Botafogo estreou com vitória no primeiro jogo de 2008, ao vencer por 2 a 0 o Stabaek, da Noruega, em jogo válido pela Copa Peregrino. Os gols sairam dos pés de Zé Carlos e Fábio, que passam a reforçar o alvinegro nesta temporada. Alessandro, vaiado pela torcida no Estádio Edson Passos, levou o técnico Cuca a reclamar da torcida.
- O torcedor tem que entender que vaiar não ajuda. É preciso preservar os jogadores. Assim, o time sofrerá ainda mais - disse o treinador, que vê a atual equipe ainda em seus estágios iniciais de entrosamento, "conjunto, perna, pulmão. Ainda assim, dou nota sete", completou.
Ao substituir o goleiro Castillo por Renan, Cuca foi aplaudido pela torcida. Zé Carlos marcou aos 11 minutos do primeiro tempo, apos um belo passe de Túlio, na intermediária. O novo camisa 11 chutou no canto esquerdo, sem chances de defesa para o goleiro. O segundo gol, marcado no segundo tempo, começou com a cobrança de falta de Joaquim, que acertou um chute forte e rasteiro. O goleiro Knudsen soltou a bola nos pés de Fábio, que aproveitou o rebote e ampliou aos 28 minutos.
O atacante comemorou.
- Fiz 19 gols na temporada passada, na segunda divisão do Japão. Quero superar as desconfianças - disse Fábio, que foi elogiado por Cuca.
Ao contrário da torcida alvinegra, o lateral Alessandro, que teve uma péssima atuação na partida, foi eleito o melhor em campo por jornalistas da Noruega.