O Botafogo ficou por duas vezes na frente do placar, mas cedeu o empate por 2 a 2 no clássico diante do Flamengo, neste domingo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, e perdeu a chance de liderar o Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Botafogo foi a sete pontos ganhos e deixou de ter 100% de aproveitamento na competição. Já o Flamengo subiu para quatro pontos e ficou um pouco mais perto dos líderes.
Na próxima rodada do Brasileiro, o Botafogo receberá o Grêmio no sábado, às 18h10, no Maracanã, enquanto o Flamengo irá até Recife enfrentar o Sport, um dia depois, às 16h.
O jogo começou com o Botafogo no ataque. Aos 4min, Zé Roberto fez boa jogada pela direita e cruzou para a área do Flamengo, mas Paulinho conseguiu mandar a bola pela linha de fundo.
A resposta do Flamengo veio no minuto seguinte, quando Renato Augusto dominou na área e ajeitou para trás. Renato chutou de primeira, mas a bola parou no zagueiro Alex.
Os botafoguenses reclamaram de um pênalti aos 13min. Lucio Flavio bateu escanteio da direita, Renato Silva foi seguro na área e não conseguiu o cabeceio, mas o árbitro mandou o lance seguir.
Melhor no jogo, o time do técnico Cuca abriu o placar aos 17min, após Zé Roberto ser derrubado perto da área. Na cobrança da falta, Lucio Flavio mandou a bola no ângulo esquerdo de Bruno e anotou um golaço.
O Flamengo tentou responder com duas jogadas que começaram com Renato Augusto, mas o goleiro Júlio César, atento, salvou o Botafogo de levar o gol de empate nos dois lances.
Mesmo com a postura do Flamengo, o Botafogo continuou melhor na partida, tocando bem a bola e chegando com perigo ao ataque. Inspirado, Lúcio Flávio levava bastante perigo em faltas e escanteios.
Em um lance inusitado, o Flamengo chegou ao empate. Aos 40min, Juan foi lançado na área e cruzou para o meio. Leandro Guerreiro não conseguiu cortar e Leonardo cabeceou no canto direito. A bola bateu na trave e Júlio César a tirou de dentro do gol.
O Botafogo não se abalou com o gol sofrido e retomou a liderança no placar aos 44min, quando André Lima cruzou da direita, a bola passou por toda defesa e Dodô, de primeira, chutou no canto direito de Bruno.
O segundo tempo veio com o Flamengo alterado. O técnico Ney Franco sacou Paulinho para a entrada de Léo Lima. No Botafogo, Cuca decidiu manter a mesma formação que venceu a etapa inicial.
E o Flamengo entrou em campo disposto a buscar o empate. Aos 2min, Renato cobrou falta e Júlio César espalmou para fora da área. O Botafogo respondeu aos 3min, quando Bruno defendeu o chute de André Lima.
Ney Franco decidiu mudar novamente o time do Flamengo aos 8min, quando Leonardo saiu de campo e em seu lugar entrou Paulo Sérgio. Com disposição, a equipe rubro-negra se manteve em busca do empate.
O Botafogo teve um contra-ataque aos 14min. Zé Roberto avançou pelo meio e tocou para Joílson dentro da área. O lateral chutou cruzado, a bola desviou em Ronaldo Angelim e Bruno fez a defesa.
Apesar do lance, era o Flamengo quem ditava o ritmo do jogo. Aos 22min, após falha da defesa alvinegra, Paulo Sérgio dominou a bola, invadiu a área e chutou por cima do gol de Bruno, perdendo uma grande chance.
Mesmo acuado, o Botafogo quase marcou o terceiro aos 29min, quando Lucio Flavio cobrou escanteio da direita, André Lima cabeceou no canto esquerdo e Bruno fez uma excelente defesa.
De tanto insistir, o Flamengo empatou o jogo aos 31min. Ronaldo Angelim foi lançado na esquerda e cruzou rasteiro. Paulo Sérgio se antecipou a Júlio César e desviou a bola para o fundo das redes.
A equipe alvinegra tentou retomar a liderança no placar. O terceiro gol quase veio aos 38min, mas Jorge Henrique desperdiçou a chance chutando por cima. Por sua vez, o Flamengo soube manter a posse de bola e o marcador terminou empatado.