Rio de Janeiro, 16 de Outubro de 2026

Bombeiros simulam incêndio no Parque Estadual Paulo César Vinha

Quarta, 15 de Outubro de 2008 às 08:54, por: CdB

O Corpo de Bombeiros Militar realizará nesta quarta-feira um simulado de combate a incêndio florestal no Parque Estadual Paulo César Vinha, localizado em Guarapari, onde recentemente houve um incêndio de grandes proporções.

Esse simulado não será realizado apenas pelo Corpo de Bombeiros do Espírito Santo. Ao todo, serão 26 simulados simultâneos em todo país, por iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Durante a ação, será levantada a hipótese de um incêndio de grandes proporções que se alastrará rapidamente, além de riscos adicionais que deverão ser gerenciados pelas equipes de intervenção.

Participarão do simulado integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal, Secretaria de Meio Ambiente Municipal, Rodosol (concessionária da rodovia limítrofe ao Parque Estadual), Diretoria do Parque Estadual Paulo César Vinha (ligado ao Iema - Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hidrícos).

O coordenador da atividade será o Major BM Roger Vieira do Amaral, e o subcoordenador será o Tenente BM Armim Braun. No simulado será utilizado o Sistema de Comando em Incidentes (SCI), uma ferramenta gerencial de ocorrências relacionada com a preparação para a resposta aos desastres.

O SCI cria um núcleo de decisões durante qualquer desastre, reunindo o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e Municipal, órgãos e agências com atividades correlatas, com o objetivo de promover a participação de todos os envolvidos de uma maneira organizada e sistêmica.

Tags:
Edições digital e impressa