Rio de Janeiro, 06 de Dezembro de 2025

Bombeiros correm para conter incêndios da Califórnia

Bombeiros trabalharam neste sábado para conter seis fortes incêndios no sul da Califórnia, que destruíram centenas de edifícios e forçaram dezenas

Sábado, 09 de Dezembro de 2017 às 13:39, por: CdB

Os incêndios mataram pelo menos uma pessoa, destruíram 500 estruturas e feriram 10 pessoas, incluindo quatro bombeiros

Por Redação, com Reuters - de Los Angeles:

Bombeiros trabalharam neste sábado  para conter seis fortes incêndios no sul da Califórnia, que destruíram centenas de edifícios e forçaram dezenas de milhares de pessoas a fugir antes de que os ventos se intensifiquem novamente. Os incêndios mataram pelo menos uma pessoa, destruíram 500 estruturas e feriram dez pessoas, incluindo quatro bombeiros. A informação é da agência inglesa de notícias Reuters.

incendio-1.jpg
Bombeiros trabalharam neste sábado para conter seis fortes incêndios no sul da Califórnia

Estimativas preveem o aumento da intensidade das rajadas de vento até a noite deste sábado; desafiando os 8,7 mil bombeiros que lutam contra as chamas que se movem rapidamente há cinco dias da área de San Diego pela Costa do Pacífico; até o condado de Santa Bárbara.

O fortalecimento dos ventos "potencialmente amplia o risco dos incêndios se espalharem"; disse Lynne Tolmachoff, porta-voz do Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia. "Os bombeiros têm aproveitado as últimas 24 horas para tentar fazer linhas de contenção e fortalecê-las para que isso não aconteça."

No auge, cerca de 212 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas. Ordens de evacuação foram suspensas em algumas áreas; notícia bem-vinda para muitos em abrigos esperando para ver se suas casas sobreviveram às chamas.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, se encontrará neste sábado com residentes afetados pelo fogo e fará um tour pela área atingida no condado de Ventura, a noroeste de Los Angeles; onde o maior incêndio, o chamado Thomas Fire, carbonizou 57.850 hectares e destruiu 476 estruturas.

– Mantemos nossos vizinhos e californianos em nossos corações e mentes. Vamos nos recuperar – disse na sexta-feira o governador no Twitter.

Acidente

Uma mulher de 70 anos morreu em uma batida de carro na quarta-feira após inalar fumaça e ter queimaduras ao longo da rota de evacuação em Santa Paula; segundo reportagem do jornalVentura County Star; citando o médico Christopher Young.

Mais de 3,8 mil bombeiros de Portland, Oregon e Nevada combatiam o Thomas Fire, que estava 10% contido na sexta-feira; ante 5% na quinta-feira.

A Califórnia ainda está se recuperando de incêndios na região norte do Estado que resultaram em perdas asseguradas de mais de US$ 9 bilhões em outubro. Aqueles incêndios, que foram concentrados na região de vinhos da Califórnia, mataram 43 pessoas.

Tags:
Edições digital e impressa