Rio de Janeiro, 06 de Dezembro de 2025

Bombeiros combatem incêndios florestais na Califórnia

Bombeiros combatiam vários incêndios florestais intensos que se alastraram pelo densamente povoado sul da Califórnia atiçados pelo vento

Sexta, 08 de Dezembro de 2017 às 10:05, por: CdB

Mais de 5,7 mil bombeiros de toda a região da Califórnia trabalham para deter a propagação de seis grandes incêndios florestais

Por Redação, com Reuters - de Nova York:

Bombeiros combatiam vários incêndios florestais intensos que se alastraram pelo densamente povoado sul da Califórnia atiçados pelo vento no início desta sexta-feira, destruindo ao menos 500 estruturas e obrigando 190 mil pessoas a deixarem suas casas nos últimos cinco dias.

incendio.jpg
Bombeiro trabalha para apagar incêndio florestal na Califórnia, Estados Unidos
 
Mais de 5,7 mil bombeiros de toda a região da Califórnia trabalham; para deter a propagação de seis grandes incêndios florestais e outros menores que irromperam desde segunda-feira, de Los Angeles até o litoral do Pacífico e o condado de Santa Barbara, instigados por ventos da região de Santa Ana que rumam para o oeste.

Bombeiros e helicópteros lançaram cargas de água e retardante de fogo sobre as chamas em um panorama infernal de montanhas em combustão e paredes de fumaça; enquanto o fogo saltava sobre rodovias e trilhos de ferrovia e queimava fileiras de casas.

Incêndios ferozes

Os incêndios ferozes forçaram a retirada de cerca de 190 mil pessoas e ameaçavam 23 mil moradias no final de quinta-feira, disse o Departamento Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire, na sigla em inglês) no Twitter

O distrito unificado de escolas de Los Angeles, que tem mais de 640 mil alunos e é o segundo maior dos Estados Unidos; disse ter fechado mais de um quarto de suas quase 1,1 mil escolas pelo segundo dia nesta sexta-feira. A Universidade da Califórnia em Santa Barbara também cancelou as aulas nesta sexta-feira.

O Incêndio Thomas, no noroeste de Los Angeles, já aumentou de 38.850 para 46.540 hectares e destruiu 439 estruturas; disseram autoridades. Mais de 2,6 mil bombeiros de lugares distantes; como Portland, Oregon e Nevada estão enfrentando as chamas, que só estão 5 %  contidas.

Incêndio Lilac

Ao norte de San Diego, o chamado Incêndio Lilac aumentou para 1.659 hectares em poucas horas na quinta-feira; informou o Cal Fire, levando o governador do Estado, Jerry Brown; a declarar um estado de emergência no condado de San Diego.

O fogo destruiu 20 estruturas e provocou retiradas e interdições de estradas. Tanques de propano localizados debaixo de várias casas explodiram; devido ao calor, soando como bombas; de acordo com um fotógrafo da agência inglesa de notícias Reuters presente no local.

No enclave à beira-mar de Faria Beach, situado entre as montanhas em chamas e o Oceano Pacífico ao nordeste de Ventura; o fogo se espalhava pelas colinas.

Tags:
Edições digital e impressa