Ao menos duas pessoas morreram e nove ficaram feridas — uma delas em estado crítico — na madrugada de segunda-feira, quando uma bomba explodiu em um café em Pristina, capital do Kosovo. O porta-voz policial, Veton Elshani, declarou à agência Efe que a explosão ocorreu por volta das 2h10 (21h10 de domingo, em Brasília), no Bulevar Bill Clinton, uma rua comercial no centro da cidade. Alguns cafés e restaurantes ainda estavam abertos naquele momento.
A polícia ainda não sabe quais eram o alvo e os motivos da explosão, nem a quantidade de explosivo usado, acrescentou. O deputado Naeem Maloku, especialista para assuntos de segurança no Kosovo, declarou que a explosão parece apontar para um acerto de contas entre duas organizações criminosas.
A polícia isolou imediatamente o local da explosão. Membros da força KFOR da Otan também ajudam na investigação. Fontes do hospital de Pristina informaram que quatro das nove pessoas atendidas sofreram ferimentos graves, e uma delas se encontra em estado crítico.
O momento é de aumento da tensão para a maioria étnica albanesa, que forma 90% da população e que quer a independência da Sérvia.