Rio de Janeiro, 11 de Setembro de 2026

Bomba em carro fere 17 na Colômbia, "calamidade" é evitada

Domingo, 19 de Junho de 2011 às 16:13, por: CdB

Bomba em carro fere 17 na Colômbia, "calamidade" é evitada

BOGOTÁ (Reuters) - A explosão de uma bomba em um carro feriu 17 pessoas na cidade histórica colombiana de Popayan, e uma tragédia maior foi evitada quando a polícia interceptou o veículo antes de ele atingir seu alvo na praça central, afirmaram autoridades no domingo.

Após receber uma dica de investigação, a polícia deteve o carro na noite de sábado em um bairro afastado e alertou transeuntes a deixarem a área antes que ele explodisse, afirmou a polícia de Cauca, província da qual Popayan é a capital.

Dezessete pessoas ficaram feridas, duas das quais seriamente, de acordo com a administração presidencial em Bogotá.

Um fotógrafo da Reuters disse que a explosão arrancou telhados e derrubou paredes em várias casas ao redor. A polícia disse que vidros de ônibus também foram estilhaçados.

O motorista do carro, que foi detido pouco antes da explosão, afirmou à polícia que pertence ao Exército da Liberação Nacional.

A ELN, formada por padres católicos renegados e inspirada pelo movimento da teologia da libertação dos anos 1960, é o segundo maior movimento guerrilheiro da Colômbia depois das Farc.

O motorista pretendia explodir a bomba na praça central da cidade, onde torcedores celebravam no sábado à noite a vitória de um time local.

"Dúzias de pessoas teriam sido mortas...teria sido uma calamidade", afirmou um policial em Cauca.

Reuters

Tags:
Edições digital e impressa