A queda das ações dos maiores bancos europeus e perdas nas bolsas asiáticas fizeram com que as principais bolsas de valores da Europa abrissem em baixa na manhã desta quarta-feira.
As perdas das ações de bancos como Credit Suisse, BNP Paribas, Deutsche Bank e Royal Bank of Scotland prejudicaram as cotações em Londres, Paris e em Frankfurt.
Além disso, a queda das bolsas asiáticas também contribuiu para o fraco desempenho nos mercados europeus.
Às 10h25 de Londres (6h25 de Brasília) o índice Dax da bolsa de Frankfurt estava em baixa de 0,7%. Paris registrava queda de 1,2% e Londres de 0,9%.
Na Ásia o índice Nikkei da bolsa de Tóquio fechou em baixa de 2,2%. Hong Kong também registrou perdas de 2,9%.
Estados Unidos
O nervosismo causado pela crise no mercado de crédito imobiliário de risco nos Estados Unidos aumentou depois que mais um banco norte-americano pediu falência.
O banco imobiliário Aegis Mortgage admitiu na terça-feira que não está em condições de pagar suas dívidas.
Apesar das turbulências o diretor do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, disse que a situação está se normalizando.
Nos últimos dias o BCE injetou mais de 200 bilhões de euros (450 bilhões de reais) no mercado para garantir a sua liquidez.
No entanto, o nervosismo deverá continuar nos próximos dias, dizem analistas.
- Os bancos continuam cautelosos e não emprestam dinheiro a outros bancos, o que afeta a liquidez do mercado - disse o analista Mario Mattera do banco alemão Metzler.