Rio de Janeiro, 19 de Janeiro de 2026

Bolsas da China e Japão fecham sexta em alta

Sexta, 20 de Abril de 2007 às 07:41, por: CdB

Depois que grandes mercados financeiros no mundo mantiveram a calma diante do forte crescimento da economia chinesa na quinta-feira, investidores na Ásia usaram a queda da véspera como oportunidade para comprar ações nesta sexta-feira. Em Hong Kong, a índice da bolsa local subiu 1,31%, e fechou esta sexta a 20.566 pontos.

A economia chinesa cresceu 11,1%, em termos anuais, no primeiro trimestre do ano. As preocupações com a possibilidade de aumento da taxa de juro no país para desacelerar o ritmo de expansão causou um breve pânico nos mercados na quinta-feira e levou a bolsa de Xangai a cair 4,5%.

Mas o temor não se espalhou pelos mercados globais - como em fevereiro - e muitos investidores disseram que a queda da quinta-feira foi um movimento natural de correção.

As empresas exportadoras do Japão foram ajudadas pela recuperação do iene. As ações da fabricante de veículos Suzuki Motor e da Canon ajudaram o índice Nikkei da bolsa de Tóquio fechar em alta de 0,46%, aos 17.452 pontos, depois da queda de 1,7% na véspera.

O índice da bolsa de Xangai subiu 3,9%, aos 3.584 pontos, praticamente zerando as perdas da véspera.

Na Coréia do Sul, o índice da bolsa de Seul registrou ganho de 1,28%, recuperando metade do tombo de quinta-feira, graças aos ganhos das empresas Samsung Electronics e Kokmin Bank.

O índice MSCI, que mede o comportamento das ações na Ásia sem considerar o Japão, avançou 1,3%, depois do recuo de 1,8% na quinta-feira.



 

Tags:
Edições digital e impressa