Rio de Janeiro, 05 de Outubro de 2026

Bolsas asiáticas declinam em ambiente de pessimismo

Quinta, 12 de Março de 2009 às 08:57, por: CdB

A bolsa de valores de Tóquio caiu mais de 2% nesta quinta-feira e outros mercados asiáticos se mantiveram na defensiva, conforme a confiança na alta desta semana se provou passageira em meio à instabilidade da economia e do sistema financeiro globais. Os preços do petróleo se recuperavam após duas sessões de fortes perdas, com o foco ainda voltado para a reunião da Opep nesta semana e a incerteza sobre se os produtores do grupo reduzirão novamente a oferta.

Os negócios desta quinta-feira refletiram uma tendência neste ano de declínios acentuados seguidos de pequenos ganhos repentinos que rapidamente minguam uma vez que os investidores permanecem atentos ao sombrio cenário econômico e às incertezas sobre as medidas para purificar o sistema bancário de dívidas podres.

– Os investidores estão um pouco céticos agora. Eles estão se comportando com muita cautela...o que é prudente porque a economia ainda está muita fraca e ainda não há sinais claros de recuperação – disse Albert Hung, chefe de investimentos da Alleron Investment Management, na Austrália.

O índice Nikkei, de Tóquio, recuou 2,4%, após ter avançado quase 5% no pregão anterior. Por volta das 7h40 (horário de Brasília), o indicador MSCI que reúne as principais bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão registrava queda de 0,42%, reduzindo os ganhos de 5% registrados nas duas sessões passadas. Novos sinais da fraqueza econômica global continuam desgastando a confiança. Dados revisados nesta quinta-feira confirmaram que a economia japonesa apresentou nos últimos três meses do ano passado a maior contração desde a crise do petróleo de 1974.

As estimativas são igualmente desanimadoras. Ceticismo sobre a capacidade dos governos para resolver as preocupações globais, e como os Estados Unidos recuperarão seu sistema bancário, vão permear a reunião entre os ministros das Finanças do G20 neste final de semana, na Inglaterra.

Perdas de dois dígitos nos mercado acionários no mês passado e a turbulência no sistema bancário persuadiram a maioria dos economistas de que a recessão global vai piorar e uma recuperação será lenta.

Tags:
Edições digital e impressa