Rio de Janeiro, 28 de Maio de 2026

Blair mantém favoritismo

Os britânicos vão às urnas nesta quinta-feira para decidir se o primeiro-ministro Tony Blair chegará a um histórico terceiro mandato apesar da ampla oposição a sua decisão de ter levado ao país à guerra no Iraque. (Leia Mais)

Quinta, 05 de Maio de 2005 às 05:28, por: CdB

Os britânicos vão às urnas nesta quinta-feira para decidir se o primeiro-ministro Tony Blair chegará a um histórico terceiro mandato apesar da ampla oposição a sua decisão de ter levado ao país à guerra no Iraque.

Depois de duas vitórias avassaladoras em 1997 e 2001, as pesquisas de opinião apontam que Blair seguirá no comando da Grã-Bretanha - a primeira vez que seu Partido Trabalhista conseguirá um terceiro mandato seguido - mas a margem da vitória continua sendo uma incógnita.

Quatro pesquisas realizadas por jornais nesta quinta-feira (horário local) dão uma liderança de entre três e seis pontos para os trabalhistas sobre os conservadores. Mas os levantamentos também mostram que os simpatizantes do trabalhismo tem menos tendência a votar.

Se o comparecimento for baixo e se os distritos eleitorais periféricos, que decidirão a eleição, forem contra Blair, seu mandato pode ser bem menor.

Quando Blair chegou ao poder em 1997, o comparecimento nacional foi de 71%, mas esse número caiu para 59 por cento em 2001 - menor comparecimento desde a Primeira Guerra Mundial - e esse dado pode cair ainda mais dessa vez.

De acordo com o sistema eleitoral britânico, os 646 distritos eleitorais elegem um membro do parlamento cada.

Se vencer Blair poderá comemorar a vitória e seu 52o. aniversário que ocorre na sexta-feira. Ele prometeu que vai cumprir integralmente um eventual terceiro mandato, mas já adiantou que não disputará o quarto.

As urnas serão abertas às 7h (horário local, por volta de 3h em Brasília) e serão fechadas às 22h (horário local, 18h em Brasília). As primeiras indicações do resultado devem ser feitas logo após o encerramento da votação pelas emissoras BBC e ITV.

Nas duas últimas eleições as pesquisas de boca-de-urna acertaram ao prever a vitória de Blair, mas em 1992 elas indicaram equivocadamente uma vitória trabalhista.

Tags:
Edições digital e impressa