Rio de Janeiro, 28 de Dezembro de 2025

Blair anuncia retirada de 1,6 mil soldados do Iraque

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, anunciou nesta quarta-feira que vai retirar 1,6 mil soldados do Iraque nos próximos meses. A redução das tropas será dos atuais 7,1 mil, que já foram reduzidos de nove mil há dois anos e 40 mil durante a guerra, para cerca de 5,5 mil. (Leia mais)

Quarta, 21 de Fevereiro de 2007 às 13:47, por: CdB

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, anunciou nesta quarta-feira que vai retirar 1,6 mil soldados do Iraque nos próximos meses. - A redução das tropas será dos atuais 7,1 mil, que já foram reduzidos de nove mil há dois anos e 40 mil durante a guerra, para cerca de 5,5 mil - disse Blair ao Parlamento em Londres.

Segundo Blair, as tropas que continuarem na região da cidade de Basra, no sul do Iraque, vão treinar e dar apoio às forças iraquianas, manter a segurança na fronteira Irã-Iraque, manter a segurança nas rotas de passagem de suprimentos e, acima de tudo, ter a habilidade de realizar operações contra grupos extremistas e estar lá para ajudar o Exército iraquiano quando forem chamadas.

A maioria dos soldados britânicos ficará estacionada na base aérea de Basra. Apenas alguns soldados continuarão no Palácio de Basra até que as forças iraquianas consigam controlar o local. - Com o tempo, nós conseguiremos reduzir ainda mais, possivelmente para menos de cinco mil, depois que o Palácio de Basra for transferido para os iraquianos no fim do verão, no hemisfério norte - disse Blair.

O premiê disse que a redução no número de soldados não irá significar uma diminuição da capacidade de combate.

Irã e Síria

Blair disse que a postura da Síria em relação ao Iraque é ambígua e pediu que o país, junto com o Irã, colabore com os esforços internacionais pela paz e pela democratização no Oriente Médio.

- Ambos os países, embora muito diferentes, têm uma escolha clara - afirmou. - Trabalhar com a comunidade internacional ou desafiá-la. Eles podem dar apoio à paz na Palestina, à democracia no Líbano, ao governo eleito no Iraque. Ou eles podem sabotar cada possibilidade de progresso, se unindo aos piores e mais violentos elementos, e nesse caso se tornarão cada vez mais isolados politicamente e economicamente - disse Blair.

Estados Unidos

O anúncio de retirada de tropas foi feito por Blair no momento em que os Estados Unidos estão enviando mais 21,5 mil soldados para o Iraque.

Um porta-voz da Casa Branca disse que o presidente americano, George W. Bush, e Blair discutiram os planos britânicos na terça-feira.

De acordo com o porta-voz, Gordon Johndroe, os Estados Unidos dividem com os britânicos o mesmo objetivo de devolver a responsabilidade pela segurança às forças de segurança iraquianas e reduzir o número de soldados americanos no Iraque.

Por sua vez, a Secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, disse que a decisão britânica não significa que a coalizão militar liderada pelos Estados Unidos no Iraque está se desfazendo.
Rice disse que a decisão britânica faz parte do plano para que os iraquianos assumam mais responsabilidade pelo combate à violência no país.

Dinamarca

Até agora, 132 membros das Forças Armadas britânicas já morreram no Iraque.
Também nesta quarta-feira, o primeiro-ministro da Dinamarca, Anders Fogh Rasmussen, havia anunciado que vai retirar todos os seus 460 militares do Iraque em agosto.
A maioria das tropas dinamarquesas está estacionada em Basra, sob o comando dos britânicos.
Seis soldados dinamarqueses foram mortos no Iraque desde o início da guerra.
 

Tags:
Edições digital e impressa