Rio de Janeiro, 14 de Janeiro de 2026

Bispos podem ser ouvidos nos EUA por processo no Brasil

Terça, 03 de Abril de 2007 às 13:33, por: CdB

O casal de fundadores da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, Estevam e Sônia Hernandes, continuam sendo julgados pela Justiça brasileira pela abertura de uma suposta igreja de fachada, que seria parte de uma estratégia para evitar ações judiciais. O casal que ainda está em território norte-americano pode, inclusive, ser ouvido nos EUA, segundo representantes da 16ª Vara criminal.

O Ministério Público Estadual de São Paulo baseou-se no Artigo 299 do Código Penal, que se refere a falsa declaração de informações em documentos públicos para denunciar o casal.

Como eles seguem nos Estados Unidos, onde estão em liberdade vigiada desde que foram presos tentando entrar no país com dinheiro não-declarado, não irão participar da audiência marcada para as 13h desta terça-feira no Fórum da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, a primeira do processo. A 16º Vara Criminal pretende solicitar o atual endereço fixo do casal de fundadores da Renascer à Justiça norte-americana e pode pedir para que Estevam e Sônia sejam interrogados nos EUA pelo suposto crime cometido no Brasil.

O processo foi acolhido em novembro do ano passado pela juíza titular da 16ª Vara Criminal de São Paulo, Kenarik Boujikian Felippe. Além do casal, o nome de Jorge Luiz Bruno, um dos bispos da igreja, também é citado e é justamente por isso que a audiência será realizada nesta terça-feira.

Segundo a 16ª Vara Criminal, embora a audiência tenha sido marcada antes da prisão do casal nos Estados Unidos, a notificação do encontro só foi levada por oficiais de Justiça após a prisão. Como eles não estavam no endereço no Brasil, não chegaram a ser notificados e não podem ser considerados como faltosos.

A audiência desta terça-feira se destina, portanto, apenas ao bispo Jorge Luiz Bruno; caso ele não compareça, o processo terá andamento a sua revelia, ou seja, sem sua presença.

O advogado de defesa do caso, Luiz Flávio Borges D'Urso, que representa o casal da Renascer, justifica a ausência à audiência "por questões de força maior". D'Urso acredita que a falta não irá prejudicar Estevam e Sônia porque independe da vontade deles a vinda ao Brasil.

 O julgamento de Estevam e Sônia Hernandes em Miami, nos Estados Unidos, foi remarcado para uma data não definida entre 30 de abril e 11 de maio.

Tags:
Edições digital e impressa