Rio de Janeiro, 16 de Fevereiro de 2026

Biscaia quer se reunir com Sérgio Cabral para discutir situação local

Segunda, 10 de Setembro de 2007 às 18:48, por: CdB

O novo secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Antônio Carlos Biscaia, disse nesta segunda-feira que pediu ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, uma reunião para discutir a segurança pública no estado.

— Quero conversar com ele e com o Beltrame [José Mariano, secretário estadual de segurança pública]. A reunião deve acontecer nos próximos dias —, sublinhou Biscaia, sem adiantar quais medidas podem ser adotadas pelo governo federal para conter a violência na região.

Nesta segunda-feira, durante inspeção às obras de revitalização do acesso ferroviário ao Porto do Rio, os ministros Márcio Fortes (Cidades) e Pedro Brito (Portos) sofreram ataques a tiros e pedras quando andavam de trem.

— Os traficantes não querem políticas sociais e fizeram uma ação de represália contra os ministros. As políticas sociais, como o Programa Nacional de Segurança Pública [Pronasci], evidentemente, afetarão o poderio do tráfico. O Pronasci é um programa de segurança pública aliada a políticas sociais —, pontuou Biscaia.

Ele ressaltou que conhece a "realidade" carioca.
 
— O tráfico e as quadrilhas organizadas não querem aceitar políticas sociais. No momento em que dois ministros se deslocam para áreas para aplicações de políticas sociais, muitas delas dominadas pelo tráfico, os bandidos reagem, pois sabem que o caminho da prevenção é a política pública, que vai favorecer a mudança do quadro de criminalidade —, destacou o secretário.

— Mas os resultados concretos não vão vir a curto prazo. É ilusão pretender que isso aconteça já —, completou.

Tags:
Edições digital e impressa