Rio de Janeiro, 11 de Fevereiro de 2026

Bienal do livro traz 290 autores ao Rio

Terça, 14 de Agosto de 2007 às 11:11, por: CdB

Livros, pra quê te quero? Em pouco menos de um mês, o Rio abre suas prateleiras para receber as principais obras da literatura mundial na XIII Bienal Internacional do Livro. A expectativa é de que 600 mil pessoas passem pelo Rio Centro, na Zona Oeste da cidade, entre os dias 13 e 23 de setembro.

Ao todo, serão 950 expositores, 290 autores e 132 sessões literárias no evento. Entre os homenageados deste ano estão Ariano Suassuna e o colombiano Gabriel García Márquez.

Além do homenageado brasileiro, a americana Cecily von Ziegesar, autora da série adolescente “Gossipi Girl”, e o afegão Shah Muhammad Rais são algumas das atrações da festa literária.

Apesar de não ter na bagagem as mais de 2 milhões de cópias vendidas de Cecily, Sha Muhhamad chama a atenção por sua história. É o inspirador do best seller “O Livreiro de Cabul” e luta na justiça contra a norueguesa Asne Seierstad, que contou sua história. Agora ele dá sua versão dos fatos e suas interpretações das questões do Afeganistão no livro “Eu Sou o Livreiro de Cabul”.

A Bienal vai abrir os pavilhões do Rio Centro de 9h às 22h, de segunda à sexta, de 10h às 23h, aos sábados, e de 10h às 22h, aos domingos. No dia da abertura, no entanto, o horário de funcionamento será de 12h às 22h.

 Professores e alunos vão ganhar vale compras

O governador Sérgio Cabral anunciou nesta terça-feira uma parceria do governo com a organização do evento. Este ano, o governo pretende contemplar 500 professores que organizarem a ida de seus alunos à Bienal com um vale-compras de R$ 30.

Os alunos também terão direito a incentivos. Eles vão ganhar o valor do ingresso (R$ 4) revertido em notas da bienal, a moeda do evento, para fazer compras. Às escolas, a Secretaria de Educação promete facilidades na compra de livros para a atualização de bibliotecas.

— É uma parceria de estímulo à leitura para os professores e para os alunos — resumiu Cabral, que aproveitou o ensejo para convidar para a participação de seu pai no evento. — Dia 16 vai ter Sérgio cabral pai, contando histórias de ontem e de hoje — riu.

Tags:
Edições digital e impressa