A secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio, Benedita da Silva, apresenta, nesta sexta-feira, os projetos e programas de sua pasta no 1º Seminário de Ações Sociais e Trabalho nas Regiões Litorâneas e Leste Fluminense que será realizado no Teatro Municipal de Araruama. O evento é uma parceria da SEASDH com a Secretaria de Estado de Trabalho. Foram convidados treze prefeitos da região.
Benedita falará, por exemplo, sobre o programa Viver Melhor da Secretaria, lançado em maio passado pelo Governador Sérgio Cabral. O Viver Melhor já está em Maricá beneficiando 200 pessoas.
A secretária vai anunciar a expansão do programa em 2008, quando também serão incluídos os municípios de Araruama, Cabo Frio, Macaé, Saquarema, Rio das Ostras e Rio Bonito.
O programa Viver Melhor é destinado às pessoas a partir de 55 anos, que recebam até três salários mínimos. É necessário que todos estejam participando de grupos ou centros de convivência e que não tenham acesso por meios próprios às atividades físicas, culturais e de inclusão produtiva.
O principal objetivo do programa é promover atividades que proporcionem aos idosos um envelhecimento ativo e saudável, através de atividades físicas, culturais, de lazer, de informação e de direitos enriquecendo o convívio social e auto-estima