Na próxima quarta-feira, dia 8 de abril, acontece um dos episódios mais raros do calendário judaico, que é quando o sol retorna à mesma posição que ocupava no céu, e no mesmo dia da semana, em que estava na hora da Criação, há 5.769 anos.
Esse fenômeno acontece a cada 28 anos, mas por coincidir desta vez com o início da Festa de Pessach, outra data importante para o judaísmo, que celebra a libertação dos judeus, como escravos, do Egito, a torna mais especial ainda.
Para marcar a ocasião, que é observada por judeus do mundo inteiro, simultaneamente, estão programadas no Rio de Janeiro várias rezas para exaltar a criação do mundo, lembrando a importância de preservá-lo. "O objetivo central é o de agradecer a D’us por reencenar as obras da criação”.
A Benção do Sol, que traz prosperidade, luz, paz e alegrias, acontecerá às 8h na Avenida Delfim Moreira, próximo à rua general Venâncio Flores, no Hotel Royal Rio Palace, em Copacabana, na Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro, em Botagogo, no Píer da Barra da Tijuca e também na Praça Saens Peña, na Tijuca.
A cada 28 anos, período de duração do ciclo solar, os judeus recitam uma bênção especial - Bircat Ha'Chamá, a Benção do Sol.
Para os judeus, o dia é repleto de orações e bençãos - berachot, em hebraico. Ao acordar, os judeus abençoam a D'us e todos os atos de bondade que recebem durante o dia.