A onde de frio que atinge o Brasil, em especial a região Sul do país, fez uma vítima. Um bebê de 26 dias da tribo indígena Caingangue morreu por causa do frio na região noroeste do Rio Grande do Sul. O menino Douglas Cristão foi enterrado na tarde de quarta-feira na reserva do Guarita, no município de Redentora.
Segundo a Secretaria de Saúde, a casa da família da criança tem uma estrutura precária e está em uma região atingida pela onda de frio dos últimos dias.
O cacique Valdonês Joaquim afirma que, além das más condições das construções da comunidade, a tribo não tem agasalhos suficientes para enfrentar o frio.
Os índios reivindicam a construção de 40 casas pelo governo gaúcho. Segundo o cacique, o pedido é antigo e o estado havia prometido a liberação de verbas, o que ainda não teria acontecido.
Rio de Janeiro, 28 de Janeiro de 2026
Edições digital e impressa