O departamento de informática do Banco Central identificou nesta quarta-feira uma falsa versão de mensagens eletrônicas pretensamente assinada pelo presidente do banco, Henrique Meirelles.
O e-mail informa de maneira enganosa que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal estariam promovendo, com o apoio do Banco Central, o recadastramento de contas. "A informação é inteiramente falsa", reforçou o banco por meio de nota oficial.
Segundo a autoridade monetária, esses tipos de e-mails não devem ser respondidos pelos destinatários. "São falsos os e-mails que estão sendo encaminhados em nome do Banco Central para pretensamente atualizar cadastros bancários com finalidade de combater fraudes", esclareceu a nota.
Desde novembro do ano passado, o Banco Central vem identificando mensagens eletrônicas falsas que estariam sendo enviadas pelo BC. Segundo a autoridade monetária, o rastreamento da origem das mensagens já está sendo feito com o apoio da Polícia Federal. Qualquer dúvida ou esclarecimento deve ser encaminhado à central de atendimento do banco (0800 99 2345).