Rio de Janeiro, 27 de Dezembro de 2025

Barreira Fiscal apreende 3 toneladas de produtos irregulares no Rio

Agentes da Operação Barreira Fiscal, das secretarias de Governo e de Fazenda apreenderam, no Posto Fiscal de Nhangapi, em Itatiaia, 3,3 toneladas de doces

Terça, 15 de Agosto de 2017 às 11:56, por: CdB

Os agentes contabilizaram 1.366 caixas de mercadorias sem nota fiscal e o valor dos produtos chegava a ser mais que o dobro do declarado

Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro:

Agentes da Operação Barreira Fiscal, das secretarias de Governo e de Fazenda apreenderam, no Posto Fiscal de Nhangapi, em Itatiaia, 3,3 toneladas de doces e biscoitos sem documentação fiscal. O material foi encontrado em um caminhão que vinha de Mauá, em São Paulo, com destino ao Rio de Janeiro.

produtos.jpg
Material sem documentação foi encontrado em caminhão que ia de São Paulo para o Rio de Janeiro

Após passar pela balança, foi constatado que o peso real estava acima do informado. Os agentes contabilizaram 1.366 caixas de mercadorias sem nota fiscal e o valor dos produtos chegava a ser mais que o dobro do declarado.
A transportadora foi autuada pelos auditores fiscais por transportar mercadoria sem documentação fiscal.

A Operação Barreira Fiscal foi lançada pela Secretaria de Governo com o objetivo de apoiar a Secretaria de Fazenda na fiscalização do trânsito de mercadorias no estado e coibir a sonegação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), além de atuar na apreensão de drogas, armas e produtos pirateados e combater crimes ambientais.

A Barreira Fiscal conta com cinco postos fixos de fiscalização. Nhangapi (Via Dutra, em Itatiaia), Levy Gasparian (BR 040), Mato Verde (BR-101 Norte), Angra dos Reis (BR-101 Sul) e Timbó (RJ-186, no Trevo de Itaperuna). Além disso, uma unidade volante da operação percorre as principais rodovias do Estado do Rio de Janeiro.

Balanço

A Barreira Fiscal deu início às suas ações no dia 1º de fevereiro de 2010. Desde então, os agentes cumpriram 198 mandados de prisão. Foram feitos 15.709 registros de ocorrência por irregularidades, sendo 9.144 por porte de entorpecentes. No total, foram apreendidos 2.533 kg de drogas.

Tags:
Edições digital e impressa