Rio de Janeiro, 17 de Janeiro de 2026

Barca afunda em Paquetá, no Rio

Terça, 17 de Abril de 2007 às 08:04, por: CdB

Uma embarcação do tipo bate-estacas - que coloca estacas de madeira no fundo do mar - afundou na manhã desta terça-feira na Estação Aquaviária de Paquetá, na Ilha de Paquetá, Baía de Guanabara, no Rio.

Segundo a empresa Barcas S/A não havia tripulantes na embarcação no momento em que ela afundou. No entanto, muitos moradores da ilha reclamaram que o acidente desta manhã provocou um grande vazamento de óleo que poluiu as praias da região.

- Acho que a água do mar entrou na casa de máquinas da embarcação e provocou o vazamento de óleo. As praias daqui, conhecidas por sua beleza, já estão sujas com o óleo do vazamento. Alguém terá que tomar uma providência - disse o securitário Paulo Bernardo, 43 anos, morador de Paquetá.

Técnicos da Barcas S/A estão no local para verificar as causas do acidente.

Sexto acidente

Este é o sexto acidente em 23 dias envolvendo embarcações do sistema aquaviário do Rio de Janeiro. Na última segunda-feira, também em Paquetá, uma barca ficou presa num banco de areia quando estava a três metros da estação aquaviária da região. Uma semana antes, uma pane no motor de um aerobarco, que fazia o trajeto Niterói-Centro do Rio, deixou passageiros assustados.

No dia 3 de abril, um princípio de um incêndio numa barca com 300 pessoas assustou quem fazia a travessia. No dia 26 de março, uma barca também ficou à deriva. No dia seguinte, uma outra embarcação apresentou defeito no momento em que ia atracar na Praça XV.

Tags:
Edições digital e impressa