Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

Barack Obama afirma que discurso de Netanyahu não teve "nada de novo"

O presidente norte-americano, Barack Obama, declarou que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não falou "nada de novo" em seu discurso perante o Congresso dos Estados Unidos.

Quarta, 04 de Março de 2015 às 06:47, por: CdB
obama.jpg
Para presidente dos EUA, ao falar perante o Congresso americano, líder israelense não propôs alternativa viável para impedir que Irã obtenha armas nucleares
  O presidente norte-americano, Barack Obama, declarou que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não falou "nada de novo" em seu discurso perante o Congresso dos Estados Unidos. - O primeiro-ministro Netanyahu não ofereceu nenhum tipo de alternativa viável que chegaria aos mesmos mecanismos verificáveis para impedir o Irã de obter uma arma nuclear - disse Obama, chamando o discurso de "teatro". "Não houve nada de novo." Diante do Congresso norte-americano, Netanyahu, atualmente em campanha eleitoral em seu país, disse que o acordo em negociação não vai impedir Teerã de obter armas nucleares, mas garantir que as obtenha. O discurso de Netanyahu, em tom acalorado, foi um dos mais polêmicos de um líder estrangeiro perante o Congresso em anos. O convite ao israelense, feito por legisladores republicanos, foi visto como uma provocação a Obama, que tenta obter uma solução para a questão nuclear iraniana pela via diplomática. Enquanto republicanos aplaudiram de pé o líder israelense, cerca de 50 deputados do Partido Democrata, o mesmo de Obama, ausentaram-se do plenário durante a fala de Netanyahu. "Perto das lágrimas" Nancy Pelosi, líder da minoria democrata na Câmara dos Representantes, declarou ter chegado "perto das lágrimas ao longo do discurso do primeiro-ministro, entristecida pelo insulto à inteligência dos Estados Unidos como parte das nações P5+1". Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Rússia e Alemanha tentam obter um acordo que congele o programa nuclear iraniano, em troca do fim de sanções econômicas. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, está na Suíça justamente para discutir um acordo com o ministro iraniano do Exterior, Mohammad Javad Zarif. O discurso de Netanyahu repercutiu também em Israel. "A dolorosa verdade é que, após os aplausos, Netanyahu continua sozinho, Israel permanece isolado, e as negociações com o Irã continuarão sem Israel", disse Isaac Herzog, adversário de Netanyahu nas eleições israelenses. "Isso não irá mudar a posição do governo (dos EUA), e só vai aumentar o abismo com nosso grande amigo e único aliado estratégico." Em Teerã, a porta-voz do ministro do Exterior, Marzieh Afkham, disse que o discurso de Netanyahu foi um "espetáculo enganador" e parte de uma campanha por parte de linha-dura em Tel Aviv diante das eleições em Israel.
Tags:
Edições digital e impressa