A equipe de filmagem do longa "Bope - Tropa de Elite" foi assaltada ao descer o Morro do Chapéu Mangueira, no Leme, e teve 90 armas roubadas. As 59 réplicas, feitas de carbono e madeira, e 31 fuzis e pistolas de verdade, adaptadas para somente dar tiros de festim, eram usadas nas filmagens.
Quando o veículo da equipe da Zazen Produções Audiovisual deixou o set de filmagem numa van verde, foi interceptado por um Ecosport preto com quatro homens armados e de coletes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
Três deles embarcaram na van e um assumiu a direção. O quarto continuou no Ecosport. As três pessoas rendidas - o motorista Leonel Caldeiras de Macedo, o produtor Alexandre de Lima Borges e o responsável pelas armas, Márcio Bittencourt Marinho - foram deixados no Santo Cristo. A van foi encontrada em outro ponto do bairro.
- Estava lá em cima, às 6h, prestes a descer, quando avisaram que pessoas da equipe tinham sido seqüestradas. Chamamos a PM e descemos meia hora depois, contou o ator Wagner Moura, que representa um PM.
As armas são da DVC Farjalla Equipamentos e Ação Ltda., contratada pela Zazen. Segundo o Exército, a DVC é tradicional no mercado e tem autorização para transportar o material. As armas foram compradas em leilão do Exército, feito para empresas cinematográficas.
- Quando as empresas desejam adquirir as armas, se comprometem em descaracterizá-las. E só recebem autorização para uso depois de as armas passarem por vistoria nossa, explicou o relações-públicas do Comando Militar do Leste, coronel José Barreto.
As investigações estão sob responsabilidade da 12ª DP e da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae). Dois inquéritos foram instaurados: um administrativo, para apurar se a empresa tinha autorização para circular com as armas, e outro criminal, para saber se as armas foram alteradas para disparos de festim, como alegam os produtores, além de investigar os bandidos.
Bandidos levam armas que produtores usavam em filme
Sexta, 03 de Novembro de 2006 às 10:29, por: CdB