Rio de Janeiro, 16 de Janeiro de 2026

Bandido usa <i>Orkut</i> para zombar da polícia

Quinta, 12 de Abril de 2007 às 16:40, por: CdB

O site de relacionamentos Orkut está sendo utilizado por um criminoso com seis mandados de prisão decretados pela Justiça do Rio e especialista em roubos com uniformes e carros da polícia falsificados. Em seu perfil, Jairo César da Silva Caetano, zomba da polícia e se gaba dos roubos praticados. Conhecido como "Gerinho", ele aparece com a farda do Batalhão de Operações Especiais (Bope), cordões de ouro, e dizendo que mata "até trabalhador", desde que associado com "alemão", se referindo a grupos de facções criminosas rivais.

No álbum de fotografia do Orkut, também há uma foto do assalto a um bingo em que os assaltantes se vestiram de policiais federais. Na legenda da imagem, um texto explica que a Justiça pediu a prisão temporária de Jairo Cesar da Silva Caetano pelo roubo.

Segundo a Polícia Federal, o bandido seria o chefe de um assalto a um posto de pedágio na BR-040 em janeiro. No assalto, houve troca de tiros e os criminosos fizeram reféns durante a fuga. A polícia prendeu duas Nissan Frontier falsificadas como viaturas da PF que teriam sido usadas durante o assalto. O grupo, que contaria com oito bandidos, teria abandonado os carros na fuga.
 
Quatro carros falsificados do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar foram apreendidas na favela da Grota no dia 2 de dezembro de 2006. Investigações da Polícia Federal apontaram que os veículos seriam usados por "Gerinho" para invadir a favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio, controlada por uma facção criminosa inimiga.
 
Os disfarces utilizados pela quadrilha de "Gerinho" se alternam entre as três polícias. No dia 2 de novembro de 2006, ele teria usado uniformes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, só que escritos "Cori", para roubar dezenas de armas fictícias de uma produtora de cinema no morro Chapéu-Mangueira, no Leme, Zona Sul. As armas seriam utilizadas na filmagem de "Tropa de Elite",  do cineasta José Padilha.
 
Os roubos fantasiados de policial do traficante foram descobertos pela polícia em agosto de 2003. "Gerinho" é suspeito de ter utilizado ainda uma blazer, apreendida pela PF, para roubar uma farmácia na Glória, na Zona Sul do Rio.

Tags:
Edições digital e impressa