Rio de Janeiro, 22 de Janeiro de 2026

Banda larga alcança seis milhões de brasileiros

Nos últimos 12 meses até março o Brasil registrou 1,643 milhão de usuários de banda larga. A base de usuários cresceu 5,26% no primeiro trimestre deste ano, com 301 mil novos usuários do serviço no período. Dessa forma, o acesso mais rápido à internet rompeu a marca de seis milhões de usuários no país. O levantamento é do Barômetro Cisco de Banda Larga, realizado pela consultoria IDC Brasil e patrocinado pela Cisco. O acompanhamento mostra que o Brasil registrou 1,643 milhão de novos usuários nos últimos 12 meses até março. (Leia Mais)

Quarta, 09 de Maio de 2007 às 17:10, por: CdB

Nos últimos 12 meses até março o Brasil registrou 1,643 milhão de usuários de banda larga. A base de usuários cresceu 5,26% no primeiro trimestre deste ano, com 301 mil novos usuários do serviço no período. Dessa forma, o acesso mais rápido à internet rompeu a marca de seis milhões de usuários no país. O levantamento é do Barômetro Cisco de Banda Larga, realizado pela consultoria IDC Brasil e patrocinado pela Cisco. O acompanhamento mostra que o Brasil registrou 1,643 milhão de novos usuários nos últimos 12 meses até março.

O crescimento de 5,26%, no entanto, foi o menor registrado nos últimos quatro trimestres. O comunicado divulgado nesta quarta-feira diz que "a taxa de crescimento mantém-se ainda positiva devido à concorrência entre operadoras de telefonia e de TV a cabo. Esta dinâmica é observada no mercado desde o terceiro trimestre de 2006, fundamentada nos pacotes de serviços tipo Triple Play e novas ofertas de velocidade".

Entre os 301 mil novos usuários obtidos no primeiro trimestre, 64% utilizam tecnologia DSL, por meio das empresas de telefonia, e 30% têm acesso via cabo. Os dados mostram a tendência de crescimento da participação do cabo quando analisada toda a base de clientes hoje composta por 77% de DSL e 18,9% de cabo.

A nota ainda informa que "a competição no setor e a demanda por novas aplicações têm estimulado a migração dos acessos de baixa velocidade para faixas mais altas. É importante notar a variação do número de acessos com velocidades acima de 1 Mbps. Há um ano, eles representavam apenas 7% do mercado e, em março de 2007, já atingiam 23% do total de acessos".

Ainda segundo a nota "nos três primeiros meses de 2007, 29% dos novos acessos comercializados eram da faixa de 1 Mbps a 8 Mbps e não foram registradas, no período, novas adesões com velocidades inferiores a 512 Kbps, sinalizando a demanda cada vez maior por acessos banda larga de alta velocidade, necessários para as novas aplicações". No primeiro trimestre, os preços do acesso ficaram praticamente estáveis, com queda de 0,6%.

Tags:
Edições digital e impressa