Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Banco português CGD venderá participação de 12,3% no Unibanco

Arquivado em:
Sexta, 01 de Julho de 2005 às 08:29, por: CdB

O banco estatal português Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciou nesta sexta-feira que concordou em vender sua participação de 12,3% no Unibanco em uma oferta pública global.
A participação direta e indireta detida pelo CGD por meio de sua unidade Caixa Brasil no Unibanco vale US$ 550 milhões baseado no preço da ação do banco brasileiro no fechamento da Bovespa na quinta-feira. A operação deve estar concluída em setembro.

A oferta pública global será feita sob a forma de units no Brasil e Global Depositary Shares (GDS) nos Estados Unidos, representando cada unit uma ação preferencial do Unibanco e uma ação preferencial da holding do banco . Cada GDS vai representar cinco units.
"Após a oferta pública global, o Unibanco e a CGD manterão o atual relacionamento comercial, visando tratamento preferencial recíproco nas operações entre Brasil e Portugal", informou a CGD.

A administração do Unibanco Holdings também poderá trocar ações ordinárias de emissão do Unibanco detidas pela CGD por ações preferenciais de emissão do Unibanco detidas pela holding à razão de uma por uma.

Uma fonte do CGD afirmou que a intenção do banco é vender toda a participação, uma vez que a manutenção da instituição no capital do Unibanco implicava "um compromisso muito expressivo de capital" que não faz sentido.

- Os benefícios estratégicos que nós podemos tirar do mercado brasileiro, no nosso ponto de vista, podem ser concretizados de outras formas, que não impliquem tanto capital e o risco que lhe está subjacente - disse a fonte.

A fonte acrescentou que o CGD mantém interesse estratégico no mercado brasileiro, que vai continuar a ser um dos vetores da expansão da atividade internacional da instituição.
- A Caixa considera que pode continuar a desenvolver um trabalho muito interessante no mercado brasileiro, estreitando os laços comerciais que ligam a Caixa ao Unibanco, talvez também explorando outras oportunidades.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo