O deputado Dr. Heleno (PT-RJ) apresentou projeto que obriga as instituições financeiras a construírem um local de acesso exclusivo para carga e descarga de valores. A entrada exclusiva deverá estar a uma distância mínima de seis metros da entrada de clientes e ser seguida de um corredor isolado na parte interna do estabelecimento, o qual permita que o dinheiro seja conduzido diretamente à tesouraria da instituição.
A proposta estabelece ainda que o banco que não construir a entrada exclusiva será advertido por escrito, pagará multa de R$ 27 mil, que dobra em caso de reincidência, e estará sujeito à suspensão do alvará de funcionamento da instituição.
Dr. Heleno cita estatísticas da Polícia Civil do Rio de Janeiro para informar que em 2002 ocorreram dez assaltos a bancos na Baixada Fluminense. O deputado observa que os clientes das instituições bancárias ficam apreensivos enquanto um carro-forte descarrega dinheiro. "Há um temor latente que naquele instante ocorra um assalto ou até mesmo que uma bala perdida possa tirar a vida de alguém", lamenta Dr. Heleno.