O Banco do Japão (banco central do país) decidiu nesta quinta-feira manter a taxa básica de juros da economia em 0,5%, como tinham previsto os analistas, após decidir há oito meses a última alta no preço do dinheiro no Japão.
Segundo a agência local de notícias Kyodo, os nove membros do órgão decisório do banco optaram por unanimidade por manter a taxa de juros sem alterações, após dois dias de reuniões em Tóquio.
Em julho do ano passado, o banco elevou sua taxa para 0,25%, primeira modificação desde 2001. A taxa anterior era praticamente zero (0,069%). Em fevereiro deste ano, a taxa passou para o atual 0,50%.
As taxas de juros se encontram no Japão em um nível muito inferior ao das outras grandes regiões econômicas como os Estados Unidos (4,75%) e a União Européia (4%), o que impulsiona as exportações das empresas japonesas e mantém o iene fraco frente ao dólar e ao euro.
Banco do Japão mantém taxa básica de juros de 0,5%
Quinta, 11 de Outubro de 2007 às 07:01, por: CdB