O ministro da Fazenda, Guido Mantega, em balanço sobre os primeiros meses do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), afirmou que do ponto de vista macroeconômico os objetivos do projeto estão sendo cumpridos.
- Para este primeiro quadrimestre, o balanço é positivo -, disse.
Mantega citou dados que indicam aumento da confiança do empresariado, gráficos com a trajetória de redução da taxa básica de juros, a Selic, dos juros de longo prazo, além de um quadro com dados do aumento do volume de crédito.
- Estamos cumprindo o objetivo de redução dos juros que estava contido no PAC -, afirmou.
O ministro disse ainda que a massa salarial está aumentando, o que indica que o Brasil está "construindo um robusto mercado consumidor".
- É um taxa quase chinesa de crescimento do mercado consumidor. O comércio varejista também está crescendo a taxas chinesas -, acrescentou.
Mantega disse ainda que faltam entrar em vigor apenas duas medidas de desoneração (diminuição ou isenção de impostos) previstas no PAC. Uma delas é a desoneração de obras de infra-estrutura, que deve, segundo ele, "começar a funcionar na próxima semana". A outra é a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que entra em vigor no segundo semestre deste ano.
Além de Mantega, participam da apresentação vários ministros como o do Planejamento, Paulo Bernardo, dos Transportes, Alfredo Nascimento, de Minas e Energia, Silas Rondeau, e da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Neste momento, a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff apresenta dados detalhados sobre as obras do PAC.
Balanço do PAC até abril é positivo, diz Mantega
Segunda, 07 de Maio de 2007 às 12:30, por: CdB