O nível do Rio São Francisco está bem abaixo do normal. A situação preocupa agricultores e pescadores que dependem da água para trabalhar. Grandes bancos de areia passaram a fazer parte da paisagem do maior rio do Nordeste. No Baixo São Francisco, entre Alagoas e Sergipe, navegar virou um desafio.
Pescadores que sobrevivem das águas do "velho Chico" demonstram grandes preocupasções porque agora têm de procurar os locais mais fundos para pescar.
O nível baixou tanto que pela primeira vez o braço do rio que fornece água para a irrigação ficou seco. A solução foi uma obra emergencial. Com a ajuda de escavadeiras, toneladas de areia foram retiradas para abrir um canal que permitisse ao rio correr novamente.
Só assim a água pode voltar a irrigar os 900 hectares de cana e arroz.
–A gente está com um doente na UTI vivendo através de aparelhos. Se desligar, ele morre, afirmou o coordenador do projeto de irrigação, Hamilton Ribeiro.