O rei do blues, B.B. King, fará nova turnê pelo Brasil de 17 a 27 de março, em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. De acordo com os organizadores da turnê, esta será provavelmente a última vez que ele vem ao país, já que, aos 79 anos, o guitarrista e cantor está reduzindo sua agenda de shows.
Ele fará dois espetáculos na capital paulista: dia 17, no Bourbon Street Music Club, e dia 24, no Via Funchal. Nas outras capitais haverá apenas um show: dia 18 em Curitiba (no Teatro Guaíra), 20 no Rio (Marina da Glória) e 27 em Brasília (Pontão do Lago Sul).
O astro, famoso por músicas como ``The Thrill is Gone'', ''Everyday I Have the Blues'', ``Why I Sing the Blues'', ``Rock me baby'' e ``How blue can you get?'', trará sua banda de nove integrantes.
Em cada cidade, artistas de blues locais farão shows de abertura. Em uma iniciativa inédita a turnê, organizada pelo Bourbon Street, está sendo patrocinada pelo Tim Festival (em parceria com a Motorola).
Os ingressos estarão à venda a partir de sábado (dia 6) e os preços variam de 65 a 235 reais, com exceção do show no Bourbon Street. Este destinará parte da renda do espetáculo para a Cruz Verde, que trata de crianças com paralisia cerebral. Os ingressos custarão 500 reais.
No show beneficente do dia 17 serão leiloados vários objetos de B.B. King: uma guitarra, um quadro, uma fotografia autografada e um prendedor de gravata. Toda a renda do leilão irá também para a Cruz Verde.
O nome mais conhecido e reverenciado da história do blues está em um momento privilegiado de sua carreira. Depois que 2003 foi oficialmente declarado o ``Ano do Blues'' nos Estados Unidos, 2005 já está sendo apontado como o ``Ano B.B. King''.
Seu 80o aniversário será comemorado com uma série de eventos, inclusive a inauguração do Museu B.B. King em Indianola, cidade do Mississipi onde ele começou a carreira.