Rio de Janeiro, 06 de Fevereiro de 2026

Avião que explodiu estava com defeito

A TAM revelou, no início da noite desta quinta-feira, a existência de um defeito no Airbus 320 que explodiu após colidir com um prédio da empresa e matou, há 42 horas, 186 passageiros e tripulantes do võo 3215. O número de vítimas do maior acidente aéreo na história da aviação brasileira, até o final da noite, chegava a 192 pessoas. Em nota, a empresa admitiu que a aeronave estava com o sistema reverso direito desligado desde sábado passado, mas afirmou que o manual do fabricante recomenda uma revisão do problema em até 10 dias. (Leia Mais) Aeronáutica constata desequilíbrio da aeronave na pista molhada

Quinta, 19 de Julho de 2007 às 18:26, por: CdB

A empresa aérea TAM divulgou, na noite desta quinta-feira, uma nota de esclarecimento relacionada à reportagem exibida nesta noite no Jornal Nacional, da TV Globo, sobre defeito no reversor da aeronave Airbus A320 que se acidentou em São Paulo.

Na nota a companhia diz que "o reversor direito do Airbus A320 que realizou o vôo JJ 3051 foi desativado em condições previstas pelos manuais de manutenção da fabricante Airbus e aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)".

A matéria do Jornal Nacional havia revelado que O Airbus-A320 da TAM, acidentado em São Paulo na última terça-feira, tinha um defeito no reverso da turbina direita desde o último dia 13.

Segundo o Jornal Nacional, a falha havia sido detectada pelo sistema eletrônico de checagem da própria aeronave, que continuou voando nos dias seguintes, com o reversor direito desligado.
O jornalista William Bonner afirmou ter conversado com o presidente da TAM, Marco Antônio Bologna, que confirmou a informação.

Nota na íntegra:
 
"NOTA DE ESCLARECIMENTO

A TAM reitera que o reversor direito do Airbus A320 que realizou o vôo JJ 3051 foi desativado em condições previstas pelos manuais de manutenção da fabricante Airbus e aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O procedimento não configura qualquer obstáculo ao pouso da aeronave. Esta informação foi confirmada ontem em entrevista coletiva pelo presidente da empresa, Marco Antonio Bologna, e pelo vice-presidente Técnico, Ruy Amparo. Também como destacado ontem o avião não tinha registro de nenhum problema de manutenção anterior.

Portanto, a empresa reafirma que não teve registro de qualquer problema mecânico neste avião no dia 16 de julho".

 

Tags:
Edições digital e impressa