Os passageiros do Fokker 100 da TAM, que seguia de Campo Grande (MS) a São Paulo, na noite de quarta-feira, afirmam que passaram por momentos de pânico logo depois da decolagem. Segundo a TAM, a aeronave teve um problema hidráulico. O comandante fez um pouso de emergência. - O Avião não acelerava e nem pegava altura. Depois, começou a fazer círculo - disse o metalúrgico Divanir Ricardo Lopes.
O vôo JJ3805 fazia o trajeto Brasília-Campo Grande-São Paulo. O avião saiu da capital de Mato Grosso do Sul às 19:30 (horário de Brasília) com destino a São Paulo. Dez minutos depois de decolar, sem ganhar altitude ou velocidade, foi obrigado a fazer o pouso de emergência.
De acordo com a comerciante Rosana Pina, o comandante avisou que o avião apresentava falhas. - Ele falou: Nós já saímos de Brasília com problemas. Levantamos com um pequeno problema. Devido a todo esse histórico, é melhor a gente retornar e fazer o pouso em Campo Grande - relatou Rosana.
O Fokker 100 desceu na pista do aeroporto em alta velocidade, o que causou o estouro de três pneus.
Os passageiros disseram que o susto continuou após o pouso. - Depois que o avião parou, começou a sair fumaça do sistema de ar condicionado - lembrou o engenheiro Vinícius Mahari. Eles tiveram que sair da aeronave pela porta de emergência.
O Aeroporto Internacional de Campo Grande não chegou a ser fechado por causa do incidente. Durante a madrugada, parte dos 80 passageiros seguiu viagem para São Paulo em um outro vôo e desembarcaram em Cumbica, Guarulhos, na Grande São Paulo. Os passageiros mais assustados decidiram ficar em Campo Grande para viajar somente na manhã desta quinta-feira.