O Airbus 320 da empresa aérea TAM, que colidiu próximo ao Aeroporto de Congonhas, estava dentro das condições normais para voar e pousar, segundo a empresa aérea. Em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito do Apagão Aéreo na Câmara, o vice-presidente técnico de manutenção da TAM, Ruy Amparo, explicou que era o responsável pela aeronave acidentada na semana passada.
Segundo ele, as condições normais do equipamento eram: estava dentro do limite de peso necessário para pousar, tinha a distância necessária de pista conforme o manual de fabricação, foi revisado no aeroporto antes de sair de Porto Alegre, e não tinha nenhuma outra pendência técnica com exceção do reversor travado.
— A aeronave não tinha nenhuma outra pendência, além do reversor travado, mas estava tudo normal para voar —, explicou.
Amparo entregou diversos documentos que a CPI solicitou: manual da aeronave, histórico do avião e histórico da manutenção. Em uma apresentação inicial, o representante da TAM, que trabalha há 18 anos na empresa, explicou que a aeronave chegou ao Brasil em dezembro do ano passado, portanto, tinha pouco mais de sete meses. Em 2007, segundo ele, passou por três revisões e nenhum problema foi identificado.
Em Porto Alegre, de onde o Airbus decolou, o piloto e o mecânico atestaram em um livro de registros que a aeronave estava dentro da normalidade. O reversor estava travado, como determina as normas internacionais, e o piloto estava ciente do fato, como registra o livro de bordo e a retransmissão da informação ao comandante antes de ele assumir o vôo.
Sobre o tamanho da pista, Ruy Amparo disse à CPI da Câmara que o manual de fabricação do Airbus prevê, como distância mínima de pista para pouso, um tamanho de 1.350 metros. Ou seja, a pista principal de Congonhas tinha quase 2 mil metros, em tese, o suficiente para pousar. O vice-presidente técnico da TAM ainda ressaltou que a aeronave estava dentro do peso máximo para pouso. O manual prevê 64,5 toneladas de carga máxima e o peso estava com 62,7 toneladas.
Avião estava normal para voar e pousar em Congonhas, defende TAM
Quarta, 25 de Julho de 2007 às 14:08, por: CdB