Rio de Janeiro, 05 de Setembro de 2026

Avião de combate marroquino de coalizão saudita desaparece no Iêmen

Um avião de combate F-16 marroquino, que faz parte das forças lideradas pela Arábia Saudita realizando ataques aéreos no Iêmen, está desaparecido, disse o Exército do Marrocos nesta segunda-feira, enquanto rebeldes houthis aliados do Irã no Iêmen e forças sauditas trocaram fogo na fronteira entre os países.

Segunda, 11 de Maio de 2015 às 09:19, por: CdB
marrocosf16.jpg
O canal de notícias oficial dos houthis, Al-Maseera, disse nesta segunda-feira que armas antiaéreas derrubaram um F-16 na área remota de Wadi Nashour
  Um avião de combate F-16 marroquino, que faz parte das forças lideradas pela Arábia Saudita realizando ataques aéreos no Iêmen, está desaparecido, disse o Exército do Marrocos nesta segunda-feira, enquanto rebeldes houthis aliados do Irã no Iêmen e forças sauditas trocaram fogo na fronteira entre os países. O desaparecimento do jato marroquino e a intensa troca de disparos de artilharia e foguetes podem pôr em risco uma trégua humanitária de cinco dias na guerra civil do Iêmen, prevista para começar na terça-feira. Apoiada por Washington, a coalizão liderada pela Arábia Saudita tem bombardeado os rebeldes houthis e unidades do exército leal ao ex-presidente iemenita Ali Abdullah Saleh desde 26 de março, com a intenção de restaurar o presidente exilado Abd-Rabbu Mansour Hadi no poder. Os laços dos houthis com o Irã agitaram os árabes do Golfo Pérsico, e os rebeldes continuam sendo a força dominante no empobrecido e caótico Iêmen, aumentando as preocupações com a segurança da Arábia Saudita, maior exportador de petróleo do mundo, logo ao lado. O Marrocos é um dos oito Estados árabes que se juntaram à Arábia Saudita na intervenção militar contra os avanços houthis e tem F-16 estacionados nos Emirados Árabes Unidos (EAU). "Um dos F-16 das Forças Reais Armadas colocado à disposição da coalizão liderada pela Arábia Saudita para restaurar a legitimidade do Iêmen desapareceu no domingo", disse o Exército marroquino em comunicado. O canal de notícias oficial dos houthis, Al-Maseera, disse nesta segunda-feira que armas antiaéreas derrubaram um F-16 na área remota de Wadi Nashour, na província de Saada, fortaleza houthi que faz fronteira com a Arábia Saudita. O canal não deu detalhes e foi impossível verificar as afirmações, uma vez que as linhas de telefone não estão funcionando em toda a área afetada pela guerra.  
Tags:
Edições digital e impressa