O ator premiado com o Oscar Nicolas Cage, que há anos não tinha um filme de grande sucesso comercial, acertou com a aventura National Treasure, líder das bilheterias norte-americanas no domingo, em um final de semana dominado pelos filmes voltados para a família.
National Treasure, da Disney, vendeu estimados 35,3 milhões de dólares em ingressos nos EUA e Canadá entre sexta e domingo.
Foi seguido de perto por Bob Esponja -- O Filme, a versão que a Paramount criou para a tela grande do desenho animado infantil da televisão, que estreou com 33,5 milhões em ingressos vendidos.
O desenho animado Os Incríveis, que liderou as bilheterias nos dois finais de semana anteriores, caiu para a terceira posição, com 26,8 milhões de dólares arrrecadados. O filme foi produzido pela Pixar e distribuído pela Disney e já arrecadou ao todo 177,8 milhões de dólares.
O Expresso Polar, da Warner Bros., uma fábula natalina na qual um Tom Hanks computadorizado é o cobrador do trem titular, caiu duas posições, para a quarta, com 15,2 milhões de dólares de bilheteria, totalizando 51 milhões em 12 dias em cartaz. O filme teria custado 270 milhões de dólares para ser feito e vendido, o que está motivando especulações quanto a suas chances de apresentar algum lucro.
Bridget Jones -- No Limite da Razão, com Renee Zellwegger no papel de uma solteira encalhada, se manteve na quinta posição, com 10,1 milhões de dólares e um total de 21,6 milhões em duas semanas.
Produzido por Jerry Bruckheimer, "National Treasure" trata de uma caça a um tesouro secreto escondido pelos fundadores da república norte-americana após a Guerra Revolucionária. A direção é de Jon Turteltaub.
A estréia do filme assinala mais um sucesso da colaboração entre Bruckheimer e Nicolas Cage, superando estréias como "60 Segundos", em 2000 (25 milhões de dólares). Desde então, Cage trabalhou em filmes que tiveram resultados comerciais fracos, como "Códigos de Guerra" e "O Capitão Corelli". Ele ganhou um Oscar por seu trabalho em "Despedida em Las Vegas".
"Bob Esponja -- O Filme", baseado no seriado de sucesso da Nickelodeon, superou as expectativas de seus criadores. Surpreendentemente, 42 por cento de seu público no fim de semana foi "não familiar", dividido igualmente entre os espectadores de mais ou menos de 18 anos.
Em função do feriado do Dia de Ação de Graças, na quinta-feira, dois filmes terão estréias antecipadas de sexta para quarta-feira nos EUA, esta semana: o épico "Alexandre", de Oliver Stone, e a comédia natalina "Christmas with the Kranks".