Autoridades das Nações Unidas encontraram frascos de produtos químicos perigosos dentro de uma caixa fechada em um prédio da ONU, perto da sede do grupo em Nova York.
Segundo a ONU, os frascos foram removidos do Iraque por inspetores do órgão há uma década. Eles disseram, no entanto, que não havia perigo de contaminação. O FBI (a polícia federal norte-americana) foi acionado para ajudar a remover as substâncias.
O material encontrado era composto por fosgênio, um agente de armas químicas, disse a porta-voz da ONU Marie Okabe em uma coletiva de imprensa.
A unidade de inspeção que achou a caixa disse em um comunicado que os produtos químicos foram encontrados na última sexta-feira.
Inspetores de armas iraquianos da ONU acharam o material enquanto fechavam o escritório, que está localizado em um prédio perto da sede de ONU em Manhattan, disse Ewen Buchanan, porta-voz dos inspetores.
O fosgênio foi usado vastamente durante a Primeira Guerra Mundial como agente que causa asfixia, de acordo com o Centro dos Estados Unidos para Controle de Doenças.
Autoridades encontram frascos de produtos químicos em prédio da ONU
Quinta, 30 de Agosto de 2007 às 16:55, por: CdB