Mais de 250 autoridades municipais e estaduais se reuniram nesta quinta-feira, em Armação dos Búzios, no V Seminário sobre Desenvolvimento Local da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Apremerj). O principal tema de discussão do encontro é a implantação do projeto Cidade Digital, que tem como objetivo criar uma rede de comunicação digital ligando todos os 92 municípios fluminenses.
— A expectativa para esse encontro é a melhor possível. O objetivo da Apremerj é formular a proposta de estabelecer os municípios digitais e fazer a articulação entre o Estado e as prefeituras. A operacionalização do projeto é do Governo —, explicou o presidente da entidade, Vicente Guedes.
A implantação do projeto está orçada em R$120 milhões. Para isso, a Apremerj vai lançar propostas de captação de recursos públicos e de Parceria Público-Privada, as PPPs. Segundo Guedes, ao fim do encontro será elaborado um manifesto a ser enviado ao governo federal para a liberação dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).
— Um percentual de cada ligação telefônica realizada no Brasil é destinado ao Fust. Os recursos deveriam ser liberados para projetos apresentados, no entanto a verba jamais foi liberada desde a criação do fundo, ainda no governo FHC —, comentou.
Para Toninho Branco, prefeito de Armação dos Búzios, as prefeituras devem estreitar os laços com o governo do Estado para buscar soluções para a implantação da digitalização nos municípios.
— Búzios já está dando o primeiro passo rumo à digitalização. Com a nota fiscal on line, conseguimos reduzir a burocracia e agilizar, tanto para a Prefeitura quanto para o contribuinte, o processo de arrecadação fiscal —, afirmou o prefeito.
O projeto Cidades Digitais está sendo elaborado pelos especialistas Franklin Dias Coelho, da Universidade Federal Fluminense, e Maria Helena Jardim, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Expo Cidade Digital é atração no encontro da Apremerj
No lugar de quadro e giz, uma tela LCD com imagens em três dimensões, áudio e movimento. Em vez de caderno e lápis, pequenos laptops em cima das mesas escolares. Essas são apenas algumas novidades apresentadas na Expo Cidade Digital, que acontece paralelamente ao V Seminário sobre Desenvolvimento Local. Na mostra, os visitantes puderam ver de perto as aplicações das novas tecnologias propostas durante a conferência.
Autoridades discutem em Búzios criação de rede de comunicação digital
Quinta, 09 de Agosto de 2007 às 15:45, por: CdB