Rio de Janeiro, 10 de Setembro de 2026

Autoridades colombianas avistam urso andino em extinção

Segunda, 08 de Março de 2004 às 22:50, por: CdB

As autoridades ambientais do centro da Colômbia procuram um urso andino, mamífero que está em vias de extinção, que foi visto nas Colinas Orientais de Bogotá, disseram fontes governamentais.

Alguns camponeses viram no último domingo o animal no Cabo, um das colinas da cadeia montanhosa que se estende por todo o leste bogotano, disse um porta-voz da Corporação Autônoma Regional de Cundinamarca (CAR), departamento do que esta cidade é capital.

A fonte acrescentou que a descrição que ofereceram os aldeões coincide com as características do urso andino, que tem como hábitat a cordilheira sul-americana dos Andes.

- A CAR deslocou ontem à tarde um técnico ao local para ver se encontrava excrementos, pegadas ou arranhões nas árvores, mas não achou nada - explicou o porta-voz.

A autoridade ambiental entrou em contato com a Empresa de Aqueduto e Alcantarillado de Bogotá (EAAB) para estabelecer se o exemplar faz parte de um casal que essa entidade pública reintroduziu em uma reserva florestal das colinas, para um projeto de reintrodução da espécie na cadeia montanhosa.

A EAAB não informou da eventual perda de um de seus ursos andinos, mamífero que pode medir até dois metros e pesar 195 quilos.

Tags:
Edições digital e impressa