O governo australiano anunciou nesta terça-feira que vai praticamente dobrar seu número de soldados no Afeganistão até o próximo ano para ajudar a conter a insurgência do Talebã. Atualmente, o país mantém 550 soldados no Afeganistão, que apóiam a força multinacional liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Até a metade do ano, esse número deverá chegar a 950, segundo o primeiro-ministro australiano, John Howard. Até a metade de 2008, serão em torno de mil soldados australianos no Afeganistão.
Howard disse que a maior parte das tropas adicionais será enviada nos próximos meses.
- Nós não estamos perdendo a guerra, mas não vamos vencer sem um esforço renovado e maior -, disse Howard, alertando que esse esforço pode representar baixas entre os soldados australianos.
O primeiro-ministro australiano disse que a decisão de aumentar as tropas no Afeganistão se deve à "deterioração da segurança" no sul do país.
O reforço incluiria forças especiais que seriam enviadas à província de Uruzgan, no sul do Afeganistão, para impedir ações do Talebã.
A Austrália foi um dos primeiros países a enviar tropas ao Afeganistão, no fim de 2001, para se unir à guerra liderada pelos Estados Unidos contra o Talebã e a Al-Qaeda.
O ano passado foi um dos mais violentos no Afeganistão desde que as tropas de coalizão tiraram o Talebã do poder, em 2001, com cerca de 4 mil mortos.
Nos últimos meses, a situação vem piorando. No final de semana, seis soldados canadenses foram mortos em um episódio considerado o mais sangrento para as forças da Otan desde 2005.
Austrália vai dobrar número de soldados no Afeganistão
Terça, 10 de Abril de 2007 às 08:13, por: CdB