Rio de Janeiro, 23 de Janeiro de 2026

Aumenta a pressão pela renúncia do presidente do Bid

Organização não-governamental Avaaz entregou, nesta quinta-feira, um abaixo-assinado com 52 mil assinaturas que pede a renúncia imediata do presidente do Banco Mundial, Paul Wolfowitz. O documento foi entregue na sede do banco, em Washington, nos EUA. (Leia mais)

Quinta, 10 de Maio de 2007 às 09:33, por: CdB

Quase 52 mil pessoas - entre elas 506 brasileiros - assinaram um pedido de renúncia do presidente do Banco Mundial, Paul Wolfowitz.

O abaixo-assinado foi entregue ontem a altos funcionários do banco, durante protesto organizado pela ONG Avaaz na porta do banco, em Washington (EUA).

"A atuação polêmica de Wolfowitz comprometeu a eficiência do banco e a capacidade da instituição de levantar recursos", disse Galit Gun, responsável por campanhas da Avaaz.

Enquanto um pequeno grupo de manifestantes protestava com faixas onde se lia "Renuncie Wolfowitz", o conselho de administração do banco continuava aguardando a resposta de seu presidente. 

Favorecimento

No relatório, o comitê de 24 integrantes decidiu que Wolfowitz é culpado de favorecer sua namorada, Shaha Riza, ao promovê-la a um cargo com salário milionário, tendo havido um conflito de interesses.

Espera-se que Wolfowitz apresente sua defesa até sexta-feira (11), dia em que o comitê se reunirá para apresentar suas recomendações. O comitê pode pedir sua renúncia ou fazer uma advertência grave.

Shaha Riza era funcionária do Banco Mundial e foi transferida ao Departamento de Estado em setembro de 2005, logo depois de Wolfowitz assumir a presidência do Bird. Nessa transição, ganhou um aumento de US$ 61 mil (mais de 40%).

Nesta quarta-feira, a Casa Branca tentou dissipar rumores de que estaria deixando de dar apoio a Wolfowitz e pediu mais tempo para o americano se defender.

Tags:
Edições digital e impressa